Educação realiza reparos emergenciais no parquinho do Poliesportivo em São João do Oeste | 38141u
Após um ciclo de quase 14 anos de atuação na instituição, Lenir se despediu oficialmente. Professora, Pedagoga com Mestrado em Pedagogia, ela exercia a função de Pró-Reitora Acadêmica da Uceff Itapiranga. Lenir acompanhou a significativa evolução da Fai Faculdades até a atual Uceff. Em reportagem especial ela destaca os principais desafios enfrentados ao longo da carreira pedagógica e as expectativas futuras.
Força d'Oeste: Em que ano você começou a atuar na instituição? Como era a FAI nessa época?
Lenir: Comecei a atuar na FAI (hoje Uceff) em março de 2005 como professora e assessora dos cursos de Extensão. Estes cursos eram desenvolvidos no Oeste catarinense e no Noroeste gaúcho através de parcerias com prefeituras, secretarias de educação e empresas.
Lembro-me que nessa época a instituição estava vivenciando o seu processo de consolidação na região. Éramos uma faculdade nova, com cursos novos e uma equipe muito motivada e comprometida com este projeto. Aliás, este é um elemento significativo na história da FAI/Uceff que sempre buscou promover a qualidade e a credibilidade das atividades desenvolvidas e dos cursos ofertados, através do engajamento das equipes de trabalho.
FO: Quais os cargos que você exerceu?
Lenir: Durante o período em que estive na instituição atuei como professora, coordenadora do curso de Pedagogia, Extensão e Pós-graduação. Posteriormente, em 2010 atuei como Procuradora Institucional e no ano de 2012 assumi a direção de ensino, função esta, que com o processo de implantação do Centro Universitário transformou-se na Pró-Reitoria Acadêmica.
Em todas estas funções aprendi muito e só tenho a agradecer a todos os gestores, coordenadores, professores, técnico-istrativos e os terceirizados que fizeram parte destas equipes. Não há como mencionar nomes, pois foram muitos profissionais e também os estudantes de graduação e pós-graduação que cruzaram a minha história nestes anos de atuação na FAI/Uceff e a todos estes, expresso a minha gratidão pelos anos de convivência que tivemos.
FO: Neste período, como você avalia a trajetória e crescimento da instituição?
Lenir: Foi um período muito especial para a instituição e para as pessoas que nela estudaram e trabalharam. Estes anos foram permeados por muito trabalho e a superação gradativa dos obstáculos e desafios diários que resultaram no crescimento e fortalecimento contínuo da FAI, culminando em 2018 na implantação do Centro Universitário e a sua integração ao Projeto Uceff. Aliás, com a consolidação deste projeto, a instituição ou a assumir uma identidade regional resultando em 3 campus: sendo 1 aqui em Itapiranga e mais 2 em Chapecó.
No período em que atuei na FAI (hoje Uceff) pude acompanhar 3 ciclos distintos, sendo o primeiro que foi o de implantação da sede própria, no campus atual, sediado no Bairro Universitário em Itapiranga, seguindo-se a consolidação dos primeiros cursos ofertados; o segundo que foi o de expansão deste campus na sua infraestrutura física, istrativa e pedagógica; e o terceiro ciclo que foi marcado pelo processo de inovação e profissionalização da IES, resultando na implantação do Centro Universitário.
FO: Quais foram as principais diferenças e avanços no que tange ao aprendizado e métodos de ensino do começo da instituição até os dias atuais?
Lenir: A FAI desde o seu início teve uma atenção especial para com a qualidade das suas atividades e dos cursos ofertados. Durante o período em que estive na instituição procurei zelar, juntamente com toda equipe, para garantir qualidade da formação oferecida na instituição, tanto nos cursos de graduação e pós-graduação quanto nas atividades de extensão e de iniciação científica. E o trabalho em equipe, sem dúvida, foi fundamental para consolidar este belo projeto institucional.
Em termos de avanços relacionados ao aprendizado e as metodologias de ensino aprendizagem a evolução da FAI/Uceff foi contínua e aconteceu de forma ascendente, ou seja, gradativamente fomos aperfeiçoando as práticas pedagógicas, com a utilização de metodologias ativas, aulas práticas, implantação de salas e ambientes interativos, utilização de novas tecnologias, plataformas digitais, implantação e melhoria contínua dos laboratórios, desenvolvimento de projetos integradores/interdisciplinares, dentre outras ações, que contribuíram de forma significativa e contínua no crescimento institucional.
FO: Quais foram os maiores desafios ou dificuldades encontradas neste tempo de trabalho?
Lenir: Foram muitos os desafios encontrados neste período em que trabalhei na FAI/Uceff, dentre os quais posso citar: formação e contratação de professores em algumas áreas, nas quais a demanda de profissionais ainda era escassa, estruturação dos laboratórios e salas de aulas para os novos cursos, alinhamento dos gestores e das equipes, avaliação dos cursos e a implantação do Centro Universitário, etc. Todos estes desafios, porém, foram sendo superados pelo espírito empreendedor dos mantenedores e pelo comprometimento e dedicação das equipes de trabalho.
Em relação as dificuldades encontradas, todas elas serviram para o crescimento profissional e pessoal. Durante a minha atuação profissional procurei transformar as dificuldades em possibilidades. Sempre acreditei na vontade humana de poder evoluir e superar os desafios cotidianamente. E isto fez toda a diferença na superação das possíveis dificuldades.
FO: O que o trabalho na instituição agregou para a sua vida profissional e pessoal?
Lenir: Com certeza, este trabalho agregou muito na minha vida pessoal e profissional. A atuação no Ensino Superior foi um período importante da minha carreira e da qual levarei muitos aprendizados para a minha atuação profissional futura.
Muito do que apliquei no Ensino Superior aprendi e desenvolvi na minha atuação na Educação Básica aqui no município de Itapiranga atuando nas escolas de La. Dois Saltinhos, La. Coqueiro, La. Beleza, Santa Teresa Baixo e Alto, Bairro do Parque, EMEI São Vicente, Creche Elisabeta Rost, Escola Porto Novo, Colégio São Vicente, SAFA e na Secretaria Municipal de Educação.
Enfim, diante da conclusão deste ciclo profissional no município de Itapiranga, sinto-me imensamente agradecida por todas as atividades profissionais que pude desenvolver na área do magistério do Município de Itapiranga, tanto nas escolas da Rede Municipal e Estadual, quanto na rede privada.
FO: Quais são os seus próximos desafios? Para onde você vai? Que função irá atuar?
Lenir: arei a desenvolver minhas atividades profissionais junto ao Centro Universitário FAG de Cascavel - PR. Atualmente eu planejava permanecer na Uceff, especialmente pela abrangência regional deste projeto. Entretanto, a vida é feita de ciclos e, neste momento, vou abraçar este novo ciclo profissional com muita dedicação e empenho.
Na nova instituição irei atuar na Coordenação Pedagógica dos cursos de graduação. Além disso, seguirei minhas atividades e cursos na área do Desenvolvimento Humano e Saúde Integral. Também continuarei apoiando e me relacionando com a Uceff, especialmente nas parcerias que forem possíveis de serem realizadas entre as duas instituições.
FO: O que de bom ficará dos anos que trabalhou na instituição?
Lenir: Destes anos de atuação no Projeto FAI/Uceff levarei muitas boas lembranças de todas as pessoas com as quais trabalhei, especialmente: das aulas e formações ministradas, das conversas formais e informais com as equipes e gestores, dos encontros com os docentes, dos cumprimentos cordiais dos colegas de trabalho, dos bate-papos com os estudantes e egressos, da chegada dos calouros, da adrenalina dos vestibulares, das emoções vivenciadas nas formaturas, do lançamento dos novos cursos, das conquistas nas avaliações do MEC e de tantos outros momentos, que foram muito marcantes nestes 13 anos e 9 meses em que atuei na Uceff.
Gratidão a todos que compartilharam comigo esta trajetória!!! Desejo sempre muita prosperidade ao Projeto Uceff e muito sucesso aos novos gestores!!
FO: Deixe sua mensagem de agradecimento aos estudantes, colaboradores e amigos.
Lenir: Expresso e agradeço aqui a minha singela gratidão a todos que de alguma forma participaram desta história.
Deixe seu comentário 3m5u4j